Nota-se considerável escassez de oferta por "espaços" comerciais, lojas e ou escritórios necessários ao desenvolvimento dos negócios e a ampliação se serviços de profissionais liberais. A demanda é elevada, a oferta extremamente escassa, o que faz com que os preços de imóveis comerciais
atinjam preços discriminatórios.
Trata-se aqui de uma necessidade de amplos benefícios que deve a acompanhar o crescimento da oferta de imóveis residenciais, dado que os indivíduos em idade laboral tem apresentado elevação do índice de escolaridade crescente, somando ao crescente regresso de jovens proveniente do exterior com formação ligada a profissões liberais.A ampliação da oferta de imóveis comerciais contribuirá para a ampliação dos empregos, e na ampliação dos setores de serviços. Setor este que em qualquer nação de economia de mercado é o que mais emprega e gera renda e contribuição para o crescimento do país. Este aspecto passa pelo necessário desenvolvimento do setor imobiliário voltado para a área comercial e com foco na ampliação da oferta de serviços.
A busca por aluguel comercial em Angola é caro, e um fator de desestímulo na formalização de
negócios. O empreendedor nacional, é o principal prejudicado. Assim a informalidade se perpetua como caraterística dos negócios angolanos, elevando o prejuízo ao controle da economia angolana. Em países como o nosso, viabilizar um projeto de investimento é sinônimo de custo inicial dos mais excludentes do mundo. O preço dos imóveis comerciais são amplificados pela escassez de oferta e excesso de demanda. Importa citar que tal situação privilegia a classe de renda mais elevada, e não ao empreendedor de baixo orçamento. Portanto, investimentos voltados a para a ampliação da oferta de imóveis comerciais, contribuirão para o desenvolvimento do comércio nacional formal, da arrecadação do estado, do emprego e da competição e redução dos preços ao consumidor. Porque não um programa de ampliação da oferta imobiliária para fins comerciais?

O nosso país está em crescimento, e para isso, importa que todos nós arregacemos as mangas e comecemos a trabalhar. para tal, o Governo deve criar mais postos de trabalho, tudo porque actualmente, devido ao alto nível de formação da juventude, e consequentemente a procura do seu primeiro emprego, colocou o mercado de trabalho em desequilibrio, tudo porque a demanda superou a oferta.
ResponderExcluirPara que se encontra um novo ponto de equilíbrio de acordo com o mercado de factor de produção, a oferta do factor trabalho deve igualar a demanda, criando assim novos postos de trabalho e incentivar a produção nacional por parte dos angolanos e atrair o investimento estrangeiro no nosso país.
Agostinho Alexandre Manuel - 948587769
excelente
ResponderExcluir