A inexistência de concorrentes, torna-se o prato cheio de oportunidades para o incremento da oferta de "variados cardápios de serviços", que poderiam resultar na ampliação do domínio de longo prazo da companhia, resultando na elevação do custo de entrada de novas empresas no setor. Caso a adoção de estratégias competitivas para um setor "monodominado" como o nosso, tal atitude necessitará priorizar a qualidade na prestação dos serviços, do nível e padrões semelhantes a das principais interessadas a partilharem o mercado aéreo angolano.
Acredito que a concretização de tal feito, estará focada na gestão de estratégias administrativa profissional em parceria com Estado, e focada no mercado, sendo classificado o Estado como acionista-parceiro imparcial nas decisões gerencias e estratégicas da empresa. É o ideal no meu imaginário, a principal forma de defesa diante das concorrentes internacionais.
Portanto o ponto de partida para o aumento da eficiência produtiva da empresa poderia se dar na liderança impulsionada pela profissionalização da administração da companhia, com base de gestão dada por executivos nacionais capacitados, e de origem nas principais universidades pertencentes a economias que atravessaram situações em décadas recentes da história. Ainda assim, o ideal seria abrir a concorrência para empresas de criação origem nacional.
Acredito que a parceria pública privada , blinda o a companhia contra as principais crises financeira conforme as que vivemos recentemente. Tratando-se de uma companhia que predomina o capital público, seus investimentos tendem a se tornar morosos, caso a sua totalidade seja dependente do Estado provedor majoritário o risco torna-se real, devido a burocrática forma de atuação, justificando a abertura para o mercado de capitais como forma de capitalização dos projetos de investimentos.
Olhando o estágio atual que nos encontramos, a explicação confirma a morosidade dos serviços, sendo as as costumeiras listas de esperas de passageiros associada a risco de não embarque, as alteração repentinas na taxa de ocupação de acentos e ainda o descompasso entre os horários de embarque marcado e o efetivo embarque, explicam a urgência da mudança das estratégias de serviços da companhia.
A sugestão de tais mudanças visam a atender a inevitável tendência que o setor tende apresentar, ou seja uma crescente segmentação dos serviços, terceirização das atividades e administração voltada para resultados.
Modelos específicos de atendimento voltados para a segmentação de serviços para pequenos nichos como os composto por demandas de executivos, diplomatas, homens de negócios, e demais grupos seria uma parcela que poderia aberta a concorrência de companhias de menor porte explorarem .
Modelos específicos de atendimento voltados para a segmentação de serviços para pequenos nichos como os composto por demandas de executivos, diplomatas, homens de negócios, e demais grupos seria uma parcela que poderia aberta a concorrência de companhias de menor porte explorarem .
A Taag mantém sua liderança devido a fortes subsídios do Estado, detendo a totalidade do market share (bolo) de todo mercado aereo angolano, sem um concorrente com capacidade equiparada.
A empresa sobrevive diante de desafios expressos na prestação de serviços de qualidade no atendimento e apoio ao cliente diante de um cenário externo direcionado ao aumento da competição, e inevitável pressão na busca pela eficiência constante e diferencial dos produtos e serviços.
Preocupa-me a perpetuação destas dificuldades a medida economia do país mantem fortes tendências de crescimento econômico associado ao aparecimento da crescente "elite" consumidora de serviços e produtos, exigentes e com capacidade de definir a justificável entrada de empresas que tomariam o mercado em detrimento das oportunidades de negócios que poderiam estar reservadas aos nacionais.
A empresa sobrevive diante de desafios expressos na prestação de serviços de qualidade no atendimento e apoio ao cliente diante de um cenário externo direcionado ao aumento da competição, e inevitável pressão na busca pela eficiência constante e diferencial dos produtos e serviços.
Preocupa-me a perpetuação destas dificuldades a medida economia do país mantem fortes tendências de crescimento econômico associado ao aparecimento da crescente "elite" consumidora de serviços e produtos, exigentes e com capacidade de definir a justificável entrada de empresas que tomariam o mercado em detrimento das oportunidades de negócios que poderiam estar reservadas aos nacionais.
Descartando a possibilidade de concorrência pelo menos no médio prazo, um cenário possível de pressão para a Taag, estará exposto com a operacionalidade do novo aeroporto internacional de Luanda, em que a ampliação dos serviços da companhia estará evidente, dado a escala operacional do projeto do aeroporto, o que implicará na necessidade acompanhamento a medida que o volume de operacionalização do aeroporto caminha para o seu potencial máximo de capacidade. A Taag pretendente a dominante do setor, estará obrigada a ampliar os investimentos em infraestrutura de atendimento e prestação de serviços condizente com a escala de operacionalidade do novo aeroporto, a medida que necessita manter-se como líder do mercado.
Nos níveis de operacionalidade atuais, a companhia deixa em aberto uma fatia de mercado vasta de oferta de serviços customizados, nichos e demais demandas preferências ainda não exploradas, que se absorvidas por companhias caracterizadas por atuação atraves do marketing agressivo poderá mudar a configuração do mercado de transporte aéreo sem chances para o empresariado nacional.
Peso embora o mercado se configure atualmente como ineficiênte, ou seja, um monopólio, ainda assim, supondo abertura a concorrência, a Taag poderia se estabelecer com principal detentora da maior fatia do mercado no setor caso adotasse as estratégias de empresas potenciais concorrentes na sua forma de atuação na prestação dos serviços.
O constante aumento do volume dos negócios verificados em Angola, o aumento no deslocamento de executivos, governantes em busca de negócios, e o crescente número de profissionais se deslocando para o interior do país, dado o estabelecimento das empresas nessa regiões, justifica a implementação de uma estratégia para a ampliação da capacidade operativa da companhia, e beneficiar-se dos custos a entrada aos demais competidores que inevitavelmente criará, retirando o Estado do papel de provedor de subsídios e agente regulador do setor.
O grande entrave atual está expresso na dependência demanda por recursos públicos, já pressionados pelas crescentes gastos incorridos com infraestrutura do país, e ausência de uma profissionalização na gestão tendo em vista as mudanças econômicas significativas na economia, tais como o surgimento do mercado de capitais.
Peso embora o mercado se configure atualmente como ineficiênte, ou seja, um monopólio, ainda assim, supondo abertura a concorrência, a Taag poderia se estabelecer com principal detentora da maior fatia do mercado no setor caso adotasse as estratégias de empresas potenciais concorrentes na sua forma de atuação na prestação dos serviços.
O constante aumento do volume dos negócios verificados em Angola, o aumento no deslocamento de executivos, governantes em busca de negócios, e o crescente número de profissionais se deslocando para o interior do país, dado o estabelecimento das empresas nessa regiões, justifica a implementação de uma estratégia para a ampliação da capacidade operativa da companhia, e beneficiar-se dos custos a entrada aos demais competidores que inevitavelmente criará, retirando o Estado do papel de provedor de subsídios e agente regulador do setor.
O grande entrave atual está expresso na dependência demanda por recursos públicos, já pressionados pelas crescentes gastos incorridos com infraestrutura do país, e ausência de uma profissionalização na gestão tendo em vista as mudanças econômicas significativas na economia, tais como o surgimento do mercado de capitais.
A ampliação da capacidade operacional se dará, dentre outras necessidades, na ampliação do número de aeronaves modernas, nos balcões de atendimento, equipamentos de segurança, nas agencias e nos sistemas de telecomunicação e comunicação da companhia, demandando forte corrida ao financiamento para a expansão das atividades iniciais que o mercado de capitais oferece.
Um cenário possível, diferente da existente reserva de mercado (regulamentada), poderá se dar pelo preenchimento das oportunidades por explorar neste mercado" pelas companhias nacionais novas nacionais diferente das estrangeiras de grande porte, que "perigosamente" se caracterizam por plantas extremamente eficiente de alta produtividade nos seus serviços disparadamente superior aos estamos acostumados atualmente. Portanto empresas nacionais de pequeno porte, futuras entrantes seus níveis de serviços inevitavelmente a custos bastante competitivos, capazes de se posicionarem no mercado operando via economia externas eficientes de alto valor para os clientes.
Portanto, compreende-se a dificuldade de entrada no mercado de novas companhias na disputa para operar as principais rotas em Angola, como uma forma de proteção imposta pela estratégia do governo, porém que poderia servir de fôlego para a Taag atingir padrões internacionais enquanto domina quase 100% dos serviços aéreos nacionais.
A necessidade de serviços com maior amplitude, é um apelo ao setor como forma de modernização, que pela lógica da concorrência supostamente tiraria a Taag da liderança do mercado numa velocidade assustadoramente preocupante.
A necessidade de serviços com maior amplitude, é um apelo ao setor como forma de modernização, que pela lógica da concorrência supostamente tiraria a Taag da liderança do mercado numa velocidade assustadoramente preocupante.
Diante das análises micro-macroeconomica, o consumidor se beneficiaria de situação melhor dada a abertura do setor para a concorrência, pois estaria benefiado por preços menores, por uma variedade de serviços o qual poderia optar, além da qualidade equiparáveis se comparada aos exigidos no exterior, e uma natural 'acomodação" como líder no setor, operando em segmentos massivos como os das classes de passageiros C e D.
Esta análise pode se dar pela avaliação dos Custos Fixos, Custos variáveis e Margem de contribuição de cada empresa no setor dada a existência de concorrência. Aquela que apresentar uma maior margem de contribuição comparativa as demais concorrentes se torna líder de mercado determinando preço competitivos, obrigando a cada companhia concorrente operar em setores que oferecem oportunidades de demanda reprimida ou atuarem como seguidoras da líder sob risco de falência.
Talvez o governo, não se disponha a um cenário de risco tão nefasto para a Taag, supondo a opção melhor abster a companhia da "armadilha" da competição "concorrencial" por melhores serviços, ou leva-la a incorrer em operações geradoras de custos elevados, preferindo a convivência com a depreciação acelerada dos ativos e submetendo a dependência a subsídios e financiamentos morosos provenientes do Estado enquanto o mercado de capitais não comece a operar em escala satisfatória.
Paulo J. Burity - Economista
55 31 99413136

Estimado Paulo,
ResponderExcluirNeste post gostava de deixar a consideração os seguintes pontos: Faz sentido manter uma transportadora aérea somente vocacionada para o mercado interno? Terá o mercado interno dimensão suficiente para rentabilizar os activos e os investimentos futuros da companhia? Por fim, faz sentido subvencionar uma empresa pública que sistematicamente apresenta prejuízos, como resultado da fraca qualidade do serviço prestado e da sua má gestão? Existe um ponto essencial, sendo a TAAG uma empresa pública e subsidio-dependente do Estado, é fundamental, que os seus recursos sejam geridos da forma mais eficiente e eficaz possível porque sendo os recursos escassos não existe o direito de privar os cidadãos de uma melhor aplicação dos mesmos, como não existe o direito de ser sempre o contribuinte a ter que financiar o laxismo e a incompetência dos gestores públicos. Uma maior qualidade na gestão pública devia ser uma exigência e uma prioridade nacional. Seria o primeiro passo serio para reduzir as assimetrias que existem em Angola.
Um Abraço,
Miguel Blasco.